Marionetas de Vara
oficina grande
Os elementos da Companhia possuem uma forte formação em expressão dramática e plástica. Tal reflete-se na diversidade das oficinas que a mesma disponibiliza ao público.É através destas atividades que a Companhia introduz o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos mais vastos e motivando-os a conhecerem esta fascinante arte.
Já a formação mais específica para profissionais da área vem combater uma lacuna nacionalmente, evidenciando-nos, portanto, como uma estrutura que além de criar, ensina a criar, sem reservas. Todos os géneros de marionetas trabalhados nestes cursos foram anteriormente explorados nos espetáculos da Companhia, sendo resultado da investigação aprofundada das técnicas e materiais de que se constituem.
oficina de criação de marionetas de vara
M.16 . 12h00 O ateliê de construção de marionetas de vara consiste na construção individual de uma marioneta, utilizando o estudos previamente elaborado.
Este processo passa por diversas fases, desde a primeira abordagem aos materiais, passando pela construção e transformação do material na forma pretendida, até à finalização do objeto, criando uma marioneta de vara. O objetivo fundamental da formação é preparar os formadores com ferramentas que possibilitem o domínio e conhecimentos das potencialidades da marioneta de modo a que estes possam criar situações lúdicas e/ou pedagógicas através da marioneta.
A Escola da Marioneta – Centro para o Estudo e Divulgação da Marioneta é dirigida pela companhia portuguesa Teatro e Marionetas de Mandrágora e encontra-se localizada no FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho.