Breve História de Portugal
teatro caminheiro
O ar livre, a rua, o exterior, soam tão bem como modos de estar quanto forma de dialogar artisticamente. Este é o espaço privilegiado para a vivência comunitária.Num país como Portugal, a ocupação do ar livre, das praças, dos jardins, das praias é fundamental. Lugar que o sol ocupa e onde as famílias, as crianças e os espetadores acorrem para fazer da criação o seu lugar de contacto artístico onde o céu e a paisagem são a cenografia de fundo.
Desde sempre, quer seja em pequeno ou grande formato, em contextualizações históricas ou na presença dos muitos festivais, existem espaços natureza, espaços urbanos magníficos presentes no território. Espaços que vamos a povoar com inúmeras propostas nesta forma de estar, artística, com os seus modos tão particulares de se fazerem acontecer. Sejam criações, deambulações ou a apresentação do nosso tão acarinhado Teatro Dom Roberto, pensamos que a rua, o espaço ao ar livre, faz parte da nossa caminhada artística.
A rua não é simples, joga-se com a imprevisibilidade atmosférica, com a inconstância do espaço e das suas dinâmicas sociais, mas leva-se no imediato com a população local, com a população que faz deste momento um espaço de memórias. Estimamos imenso o espaço exterior e sentimos que estamos no lugar ideal para o fazer acontecer.
espetáculo de cariz medieval
todos os públicos . 00h45 Atores, jograis e bobos da corte em deambulação no seu palco-carroça, numa representação teatral de amplo caráter cómico. Estão incumbidos de narrar os feitos dos reis de Portugal e do meio que os rodeia. Divertem e ensinam o povo com as suas façanhas na vida e costumes de uma época medieval. Os jograis, sátiros por natureza, vão a revelar a história dos reinados recheada de acontecimentos sempre críticos. Atravessam assim a vida dos primeiros monarcas numa correria de risos e malabarismos narrativos.
Os atores e marionetas desdobram-se em personagens e juntam pedaços da nossa história, porque a rir nos divertimos, porque a rir aprendemos e porque a rir se castigam os costumes.
Um fantástico e imponente dispositivo teatral que percorre as ruas das vilas e cidades fazendo lembrar a vida do saltimbanco medieval que por ordem do rei representava para o povo e para a nobreza. Com recurso à cantiga e às marionetas, uma excelente equipa de atores apresenta de um modo divertido e jocoso o início da história de Portugal.
Assim se deve ensinar a história de Portugal.
Os jograis contam a vida dos reis e rainhas do Período Medieval. De um modo satírico e jocoso, dando a conhecer a história de Portugal através do riso!
atividades paralelas
vídeo
- Viagem Medieval em Terra de Santa Maria 2015 [INTEGRAL]
- Viagem Medieval em Terras de Santa Maria 2023 [INTEGRAL]
- Teaser 2014 [PROMOCIONAL]
- Vídeo Promocional 2014 [PROMOCIONAL]
ficha artística
DIREÇÃO ARTÍSTICA Filipa MesquitaDIREÇÃO PLÁSTICA enVide neFelibata
INTERPRETAÇÃO Eurico Santos, Filipa Mesquita, Luís Almeida
CENOGRAFIA enVide neFelibata, Migvel Tepes
MARIONETAS enVide neFelibata
PEÇAS EM COURO Machado Handmade
FIGURINOS Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
download
BREVEHISTORIA - MARCADOR DE LIVRO.ZIP 47.3 MbBREVEHISTORIA - POSTAL.PDF 8.9 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 26 Mb
ARQUIVO IMAGEM SESSÃO FOTOGRÁFICA 4.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 35 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 280.1 Mb
ARQUIVO IMAGEM RESTAURO & ATUALIZAÇÕES 25.3 Mb