Teatro e Marionetas de Mandrágora

Bicho de 7 Cabeças

projeto comunitário

As repercussões do trabalho artístico na comunidade permitem considerá-lo uma excelente ferramenta de empoderamento da pessoa com vulnerabilidade. Vários projetos implementados por diferentes organizações artísticas levam a concluir que se verificam melhoramentos comportamentais integrativos nos meios.
O apoio governamental ao desenvolvimento de diversos programas nesta vertente são um relevante elemento facilitador de várias associações e instituições, que se debruçam ativamente sobre esta temática, criando projetos de desenvolvimento social através da arte.

“O conceito Educação pela Arte foi sendo objeto de reflexão de alguns pedagogos, filósofos e até historiadores, enquadrando-se na emergência de 'novos valores e conceitos' em contextos de transformação de caráter social, económico e ideológico. Assim, surgem vários escritos, nacional e internacionalmente, produto de preocupação e reflexão.” (Meira, 2015).
Em linha com deste pensamento, o trabalho apresentado demonstra a importância da prática artística nas comunidades que acolhem indivíduos com diferentes vulnerabilidades, de distintos escalões etários.

Embora Morin tenha uma visão muito clara do nosso processo de pensamento e dos seus “princípios ocultos”, a sua visão das coisas e do mundo é deturpada por crenças e, acima de tudo, com o objetivo de apagar o véu sobre um pensamento generalizado que o indivíduo em situação de debilidade usufrui apenas do contacto artístico como positivismo social, sem que isso seja devidamente analisado. O criador de arte e o seu potencial criativo são fundamentais nessas comunidades segregadas socialmente. (Morin, 2005)
M.4 . 00h45
Bicho de 7 CabeçasBicho de 7 CabeçasBicho de 7 CabeçasBicho de 7 CabeçasBicho de 7 CabeçasBicho de 7 Cabeças
Todos nós construímos monstros.

Todos temos monstros que tememos.

Muitas vezes eles são minúsculos, mas pensamos que são maior do que realmente são. E se não fizermos as pazes com estes monstros, eventualmente eles irão vingar-se porque sabem que não os amamos.

Fazendo uma leitura contemporânea dos 7 pecados capitais, o espetáculo põem em evidência as fragilidades do ser humano, criticando com humor, ironia e sátira as moralidades de uma sociedade em mudança. Esta é uma criação, com finalidades que estão muito para além dos resultados artísticos, despertando a comunidade para a sensibilização artística de forma a todos nós sermos agentes transformadores.

atividades paralelas

colaboradores . parceiros . coprodutores

vídeo

download

ARQUIVO IMAGEM PROMO 1.2 Mb

histórico

+ INFO
^