Teatro e Marionetas de Mandrágora

adormecida

criação raiz

Projetos de autor que potenciam uma ampla linguagem artística e pretendem garantir a liberdade aos criativos para se desafiarem plástica e dramaturgicamente, bem como na exploração da interpretação, na exploração da arte da marioneta, do teatro de figuras e do teatro de objetos. Estas criações são o reflexo fundamental das preocupações dos seus criadores.
Decidimos por esta designação através da génese do nome que nos dá origem, a Mandrágora, uma planta que muito é associada a um certo misticismo. A raiz é também o ponto de origem da estrutura que de um modo muito multifacetado se vai a embrenhar por diversos caminhos. Somos uma equipa criativa que pondera e analisa as suas preocupações pessoais e também se coloca a diversos desafios que a levam por descobertas que cimentam a arte do teatro e mais em concreto a arte da marioneta.
21 anos depois sobressaiu à tona esta forma e figura, num processo longo de descoberta. Atravessámos criações coletivas, convidámos encenadores e demos vozes aos artistas que compõem o núcleo artístico da estrutura. Desta última consideramos que conseguimos alcançar um modo mais clarificador de indicar os potenciais caminhos e percursos de um coletivo composto por escolhas individuais.
M.6 . 00h45
adormecidaadormecidaadormecidaadormecidaadormecidaadormecida
Fiar, tecer e cortar. A ladainha na construção de um fio, um fio como trajeto que separa o novelo do tecido, metáfora simbólica. Nascer, fazer nascer e desenhar linhas entre a roca e o fuso, entre o bater do tear.
Fiandeiras, que pelas mãos se constroem e se reinventam, fios suspensos de uma ação contínua na construção em muitas mãos.
Adormecidas, suspensas, aguardam numa dimensão reinventada de si mesmas, sem espaço nem tempo. Perdidas no não lugar, ou no lugar de nenhures, tecem sem fim e tecem sem parar.

Espectáculo concebido a convite da companhia Limite Zero para o Kiosque das Marionetas no âmbito da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.


atividades paralelas

colaboradores . parceiros . coprodutores

vídeo

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA Filipa Mesquita
APOIO À PESQUISA Alice Bernardo
INTERPRETAÇÃO Clara Ribeiro, Filipa Mesquita
MARIONETAS E CENOGRAFIA enVide neFelibata
MÚSICA CÉNICA Fernando Mota, recolhas tradicionais de Michel Giacometti
DESIGN sergio-alves.com
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PARCERIA Aldeia de Bucos, Casa da Lã, Companhia Limite ZerO
APOIO Câmara Municipal de Espinho, Câmara Municipal de Gondomar, Fórum de Arte e Cultura de Espinho, Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, Lipor
APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO Governo de Portugal, Direção Geral das Artes
AGRADECIMENTOS Conceição Mesquita, Dona Ilídia, Dr.ª Isabel Fernandes, José Machado, mulheres de Bucos, prima Felicidade, Rui Bordalo, Teodora Oana

download

ADORMECIDA - CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA.PDF 49.9 Kb
ADORMECIDA - DOSSIER.PDF 430.1 Kb
ADORMECIDA - POSTAL.PDF 8.5 Mb
ADORMECIDA - RIDER TÉCNICO.ZIP 88.8 Kb
ADORMECIDA - ROLL-UP.ZIP 18.5 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 6.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM SESSÃO FOTOGRÁFICA 1.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 57.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 23.8 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 560.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENSAIOS 386.7 Mb
ARQUIVO IMAGEM MONTAGEM 15.5 Mb

histórico

+ INFO
^