Os Sonhos da Berta "Há Freiras no Museu"
teatro nas instituições
O Teatro e Marionetas de Mandrágora é já desde 2003 um parceiro da mediação cultural e implementador de serviços educativos que através da marioneta encontram também uma ferramenta de diálogo com os seus públicos.O programa de Teatro de Marioneta nas instituições encontra-se amplamente difundido nacionalmente. Espaços estes dotados de ferramentas pedagógicas que visam a aproximação entre a instituição e os seus visitantes.
Estes são espetáculos sensoriais que convidam o público a contemplar de um modo participativo. Este é um projeto parceiro para a dinamização dos programas de Serviços Educativos que através da arte da marioneta, estabelecem diálogos com os seus públicos apelando às suas consciências para um pensamento global que saiba ponderar e acima de tudo construir novos hábitos.
Integrado na valorização do Património e na descodificação de linguagens de diálogo com os jovens públicos e visitantes, este é um projeto com a marioneta enquanto veículo artístico de diálogo dos serviços educativos.
M.6 . 00h30Na janela do quarto da Berta mora um morcego, que tem mais de mil e mil anos. Ele conta-lhe como era viver na sua antiga casa, um belo convento, escuro , frio e fechado. À noite Berta sonha... Vai ter ao Convento das Clarissas, mas ela nunca tinha visto nenhuma, e a primeira a aparecer à entrada é a Freira Maldisposta, com ajuda de uma noviça a menina visita muitas salas e conhece a freira Bemdisposta, vai parar à cozinha onde conhece a Freira Doçura à volta de doces maravilhosos e a Freira SaraTudo na enfermaria sempre pronta para uma cantiga.
E o morcego que naquela altura, não era completamente cego e só via muito mal, vai tentando ajudar a Berta a escapar à Freira Maldisposta que só sabe dizer que não. Só que nem tudo lhe corre bem e em vez de ajudar só atrapalha, mas tudo se resolve pois um sonho só termina quando quisermos.