Teatro e Marionetas de Mandrágora
Oficinas em torno da arte da marioneta
27 nov 2024 . quarta-feiraABERTAS as últimas inscrições do ano, para a oficina de marionetas em esponja dirigida a famílias. Parece mentira, mas sem dúvida que estamos mesmo a chegar ao final do ano. E tão rápido que foi tudo.
Ainda temos imensas iniciativas, espetáculos, digressões e formações onde podem participar, mas a Casa Educativa da Marioneta tem sido para nós um projeto de sucesso. Ao longo dos últimos anos, todos os sábados, último de cada mês, têm acontecido oficinas dedicadas ao público familiar sempre em torno da arte da marioneta. As formações são realizadas na Casa Branca de Gramido em Gondomar, que desde sempre acolheu este projeto já premiado.
Estamos ainda desde o ano passado a dedicar-nos ao lançamento de um outro programa, as férias criativas / as férias artísticas, onde durante vários dias as crianças vêm passar uma temporada com a Companhia trabalhando intensivamente em torno da arte da marioneta.
Mais uma oficina esgotada.
22 nov 2024 . sexta-feiraInformamos mais uma vez, o que nos deixa plenamente satisfeitos pela sensação de missão cumprida, se encontra esgotada. Esta oficina do programa Escola da Marioneta é implementada naquilo a que chamamos a Casa Educativa da Marioneta e está instalada na Casa Branca de Gramido em Gondomar.
Tendo em consideração o elevado número de inscritos em lista de espera, consideramos a reestruturação da próxima oficina para ser possível a todos uma participação ativa.
Muito agradecemos o vosso empenho, a vossa presença, o que vem demonstrar o amplo sucesso desta iniciativa, que conta com o apoio do Município de Gondomar e da DGArtes. Uma iniciativa granjeada já com o prémio da “Feria de Teatro de Castilla y León” da Ciudad Rodrigo em Espanha, pelo desenvolvimento de um programa educativo, que vem colmatar a premente necessidade de uma forte mediação cultural voltada para o público familiar.
Além destas propostas mensais para o público familiar, a Escola da Marioneta tem realizado, também na Casa Branca de Gramido, oficinas artísticas que decorrem durante os programas de férias escolares, bem como oficinas destinadas a adultos, profissionais das artes e da cultura, profissionais do ensino e demais interessados.
O processo de criação das marionetas.
20 nov 2024 . quarta-feiraO processo de criação das marionetas, para o “O pacto do pescador”, é um ato moroso, quer seja pelos materiais, ora pela tomada de decisão que os artistas encetam a cada momento. No espaço da nossa oficina, nascem figuras, personagens, que encerram em si um conjunto de conceitos, um conjunto de ideias, um conjunto de características físicas, que vão ao encontro das opções artísticas realizadas para esta criação.
Este é um processo lento, que não pode ser apressado, que precisa de um entendimento, no processo de construção, nas suas necessidades e características que irão ser utilizadas em cena, durante o espetáculo, para que a personagem vá ao encontro de toda a encenação estabelecida para a obra.
Misturando materiais, muitas vezes improváveis, utilizam-se recursos que dão vida a uma visão conceptual do que são os atores deste espetáculo. A imagem criada faz parte de um todo imbuído em múltiplas e diversificadas áreas, que se complementam no palco, indo ao encontro de uma inicial estruturação e esboçar de um desenho artístico, mas também de inúmeras soluções técnicas.
Para o artista que concebe estas figuras, que as constrói, será importante valorizar não só o produto final, como também é fundamental todas as etapas que atravessa para a sua elaboração. Ficam no desconhecido, por vezes, todos estes procedimentos cuja face visível estará em cena por breves instantes debaixo de uma luz que apenas mostrará parte das suas características. Figuras que, na sua fragilidade material, ganharão uma dimensão metafísica que em cena as projeta para a integração de elementos fundamentais do ganho da força anímica. Conquistam estas figuras respiração, movimento, olhar, fala e presença. Este processo é possível pela conjugação de múltiplos fatores, a construção da marioneta, a sua manipulação, a sua presença na cena perante um público que entra no jogo teatral, e acima de tudo no jogo do teatro das marionetas.
O pacto do pescador : https://marionetasmandragora.pt/pactopescador
Manipulação de marionetas.
20 nov 2024 . quarta-feiraEstar em palco e utilizar um objeto, uma forma animada, uma marioneta, para dialogar com o espetador, pressupõe uma consciência na intenção do diálogo. Sabendo que por vezes as escolhas recaem sobre um ator manipulador, também é certo que muitas vezes o manipulador é um técnico especializado na manipulação daquele objeto, não sendo por isso necessariamente um ator.
Acrescentamos também que muitas vezes outras áreas e vertentes tomam para si as formas animadas, como por exemplo a dança, as artes circenses, arte cinética, manipulação virtual ou mesmo a construção de esculturas em movimento como acontece com os autómatos.
São, portanto, inúmeras as variáveis que lançam o diálogo entre o público e o objeto apresentado em cena, partindo de pressupostos muito diversos e de técnicas de origens distintas. Por vezes o manipulador está dissociado do construtor, não sendo tal uma constante, mas a apropriação feita pelo manipulador é uma apropriação que deve ser consciente das técnicas e materiais, mas sobretudo conhecedora das capacidades e potencialidades que marioneta pode ter no palco, ou na cena.
No “O pacto do pescador”, caminhamos entre o ator que representa diversos personagens e o manipulador que através das marionetas representa inúmeras personagens que muitas vezes consigo mesmo contracenam. Nesta dualidade complexa de atuar e contracenar com o seu eu, com o seu outro, através de um objeto na interpretação conjugada com a manipulação de objetos, de formas animadas.
O fundamental caminho, é o da criação, o caminho construído pelo espetáculo, o manipulador, coloca-se ao serviço da ação, nesta criação, “O pacto do pescador”, a atriz e o músico desdobram-se entre representação, sonoridades e manipulação de marionetas, objetos e cenografias, que fazem a sucessão das cenas teatrais do espetáculo num todo.
O pacto do pescador : https://marionetasmandragora.pt/pactopescador
Expressão dramática da marioneta.
18 nov 2024 . segunda-feiraLançamos agora, mais uma proposta de formação para adultos. A manipulação de marionetas, a “expressão dramática da marioneta”.
Conceitos como foco, deslocação, discurso, respiração, são técnicas que potenciam o conhecimento consciente, no diálogo feito através do teatro de objetos, das formas animadas, ou mesmo do teatro das marionetas.
Na formação do ator, na formação do intérprete, na formação do manipulador, no conhecimento daquele que usa a marioneta para exercer o diálogo.
Numa comunicação com o público cuja função pode ser artística, social, pedagógica, a mesma deve ser realizada conscientemente e alicerçada nos múltiplos processos que apoiam a técnica da manipulação das marionetas possibilitando a existência de escolhas, fruto de um profundo conhecimento.
Existindo a consciência das bases de leituras efetuadas pelo espetador, poderão ser tomadas decisões que vão ao encontro da intenção de quem manipula, seguindo a sua estratégia dramatúrgica. Quer seja o objeto, quer seja a figura antropomórfica, quer seja o abstrato ou o concreto, existe um conjunto de premissas que vão ser lidas segundo uma constante por parte do espetador, independentemente da sua idade, do seu conhecimento técnico ou do seu contexto.
Expressão Dramática da Marioneta : https://marionetasmandragora.pt/expressaodramatica
Retirar um espetáculo do palco.
17 nov 2024 . domingoExiste um momento em que declaramos, o fim de um espetáculo, um processo que se extingue, que termina. O espetáculo que agora se recolhe, que fica circunscrito ao espaço da exposição, à mostra dos objetos, cenografias e adereços que o constituíram, é o reflexo de uma vivência efémera que teve em si um conceito, uma ideia, um propósito e uma intenção.
“Para que Servem as Mãos”, foi uma criação elaborada em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar e com o Instituto de Medicina Legal do Porto. “Só o Coração pode Bater” as mãos não, foi um lema intrincado nesta criação destinada a jovens públicos.
Em cena, 11 anos, esta criação visitou 111 locais, 48 cidades, e teve 174 apresentações realizadas para um público de 15266 espetadores. Na metodologia de trabalho do Teatro Marionetas de Mandrágora, o registo das apresentações, bem como do número de espetadores, permite uma análise geral sobre o impacto desta criação no território e nos seus públicos. Mas mais do que números, foi possível contar com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Câmara Municipal de Gondomar, Câmara Municipal de Espinho, acrescido pela valorização da Direção-Geral das Artes.
Num acompanhamento alargado que foi feito ao longo destes anos, por diversas comissões de proteção de crianças e jovens, foi possível apresentar este projeto no âmbito da proteção dos maus-tratos infantis. Sendo uma criação artística, não substituindo a função social, foi inequívoco que teve através da ação social um veículo de diálogos entre a criança e os princípios que regem a sua proteção, a fim da conquista de um maior bem-estar para a mesma.
Através do jogo de uma atriz em palco e de pequenos objetos, a criação aborda um conjunto de premissas que de alguma forma nos permitem uma análise do comportamento da maternidade e da paternidade, que muitas vezes merecem uma análise crítica pela permissividade e pela forma imponderada de tratar questões como a educação e a sensibilização do bem-estar da criança.
Sendo que este é um projeto artístico, não se substituindo ao objeto que consubstanciava, a génese da sua dramaturgia alcançou um reconhecimento amplo do seu valor social, numa das premissas dramatúrgicas da companhia.
Recolhe-se assim, não só um espetáculo, mas também um resultado que no nosso ver, foi amplamente alcançado. Mais ponderações e análises virão com outras criações lançadas pela companhia Teatro e Marioneta de Mandrágora.
Esta criação esteve presente em festivais, bibliotecas, auditórios, teatros, escolas, bem como em contextos onde em colaboração com as comissões de proteção de crianças e jovens efetivaram-se inúmeros estudos, diversas sinalizações, que permitiram uma análise através da criação artística.
Para que Servem as Mãos : https://marionetasmandragora.pt/paraqueservem
Programas de mediação.
16 nov 2024 . sábadoO projeto Casa Educativa da Marioneta, implementado na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, apresentou mais uma proposta de formação para adultos neste último sábado.
Visando a realização de uma oficina que se debruçou sobre a criação de marionetas de sombra, uma técnica possível de exploração multidisciplinar na grande diversidade que se estende a todo o universo do teatro de marionetas. Ao longo de um dia, diversos participantes, vindos de geografias e ramos profissionais diversos, puderam explorar plasticamente, através da construção, figuras de sombra.
Esta formação, realizada pelo diretor plástico da companhia Rúben Gomes, permitiu dar continuidade a um vasto projeto de propostas formativas que nos últimos anos têm composto o consolidado programa da Casa Educativa da Marioneta. Uma proposta que o Teatro e Marionetas de Mandrágora executa no sentido de permitir a formação técnica de diversos profissionais de diferentes áreas que recorrem à forma animada como metodologia do seu trabalho exploratório, quer seja educativo, lúdico, social ou artístico.
A Casa Educativa da Marioneta explora, também, um trabalho intenso com crianças e famílias através de propostas de oficinas, assim como profissionais da área com masterclass e formações intensivas por artistas internacionais. Reconhecendo a escassa oferta formativa nesta área, cumpre-nos um papel público de programas de mediação que muitas vezes sai do seu espaço geográfico, para se implementar em todo o território nacional e internacional.
Assim, aconselhamos a todos a estarem atentos, porque está já estabelecido um vasto programa de ofertas formativas, integrando iniciativas culturais da companhia Teatro e Marioneta de Mandrágora, potenciando a continuada formação de profissionais de diferentes áreas que através da marioneta encontram, em si, um recurso importante de trabalho.
Marionetas de Sombra : https://marionetasmandragora.pt/marionetassombra
ESTREIA “O pacto do pescador”.
15 nov 2024 . sexta-feiraEstreia no próximo dia 8 de dezembro o espetáculo “O pacto do pescador”, no Auditório Municipal de Gondomar, uma criação do Teatro e Marionetas de Mandrágora, que vem ao encontro das distintas dimensões sociais, afetivas e de preservação cultural que pautam o percurso artístico da Companhia. Lançamos assim esta obra que flui entre a dimensão poética e a construção de imagens e espaços sonoros povoados por memórias do lugar dos territórios e das gentes.
Neste espetáculo é apresentada a simbiose entre ator e marioneta, tendo a presença de música ao vivo, onde o músico caminha também na manipulação dos objetos físicos e sonoros que narram esta criação.
O valor de um rio na economia, no desenhar de uma paisagem, no moldar das vidas, na sua dimensão lendária, mas também no respeito pelo poder criador e destruidor da natureza.
Entre o homem e a lenda conhecemos um pescador, o seu barco, os seus filhos, o rio, a riqueza que o rio dá e o seu infortúnio. E neste jogo se falam de homens que se moldam à paisagem assim como a paisagem se molda a eles mesmos, fazendo desta a matéria da qual nascem as lendas.
O pacto do pescador : https://marionetasmandragora.pt/pactopescador
A dimensão das sombras é algo incrível!
14 nov 2024 . quinta-feiraNa criação “Lenheiras de Cuca Macuca” fizemos uma importante exploração, lenheiras contavam histórias usando ramos de árvores para narrar uma das lendas do Rio Douro. O público podia observar, em vários planos, as contadoras, as figuras e a projeção no tecido de fundo. Existem diversas formas, métodos e modos como podemos criar o jogo da sombra, mas integrando corpo e objeto em planos distintos são escolhas que muito nos agradam.
Desde essa altura realizamos muitas explorações que gostaríamos de partilhar nesta formação, capacitando a criação. Sendo uma formação que incide sobre a construção, ficam desde já os alicerces de um projeto teatral.
Marionetas de Sombra : https://marionetasmandragora.pt/marionetassombra
ESTREIA 8 DEZ 2024 “O pacto do pescador”.
14 nov 2024 . quinta-feiraUm dos desafios de uma criação artística é articular e fazer convergir para a obra em movimento, artes e áreas tão distintas e diversas, que por vezes se nos afigura uma epopeia que o todo se conjugue numa obra una e agregadora.
A existência da caixa negra é a nossa “folha em branco”, que parte do escuro para ser pontuada pela cor, pela imagem e claro pela ação.
A luz nas suas muitas dimensões, mostra e esconde, cria uma dimensão que vai fazendo um caminho que a dramaturgia colocou em movimento. Na arte da marioneta soube-se bem aproveitar desse recurso. O teatro de sombras é uma técnica com uma ampla tradição no oriente, onde escalas, fontes de luz, e o valor dos manipuladores pode ser profundamente distinto de uma visão simplificada europeísta. A sombra é o jogo entre o objeto e a fonte de luz. É na sombra que vemos o desenrolar de uma ação, mas o porquê da sombra? Como muitas vezes foi por nós afirmado, usamos os recursos e as técnicas de manipulação de marionetas para nos apoiarmos na consolidação da obra, por isso vamos procurando descobrir técnicas de colocarmos os objetos em cena de modo que, o que tencionamos transmitir seja claro na cena. Por isso misturamos, embrulhamos, e procuramos descodificar significados. Assim a sombra surge neste espetáculo, usada para criar um submergir, uma ocultação, uma dimensão contemplativa, de dúvida, de tensão, de hesitação, bem como de diálogo com o impossível.
O pacto do pescador : https://marionetasmandragora.pt/pactopescador
O espaço do palco, a dimensão do caixilho cénico.
12 nov 2024 . terça-feiraOs objetos desta criação têm em si representados diversas escalas que comunicam, no entanto, o ator e as personagens que este desempenha possibilitaram uma construção que parte da escala humana. A sua desconstrução na cena vai jogando com a escala e com a sua materialidade.
O espetáculo possui um dispositivo cénico que nos remete para a terra e para a água. Todavia, essa desconstrução vai lançando desafios na leitura. Se o observarmos vemos distintas camadas de codificação. A montanha, pedaços daquilo que poderíamos ler como escombros de embarcações abandonadas, o lá e o cá, o longe e o perto, a subida a distintos níveis, o detrás e o estar em frente.
O território de inspiração foi o nosso Douro, e o areal olhado como fonte de riqueza, o rio surge e desaparece, entre duas margens pontuadas pela cenografia.
Ainda o processo está no seu caminho, mas possibilita à encenação a construção de diferentes leituras. Existem elementos estruturais e elementos estéticos, bem como elementos que integram o processo de criação, mas que ficam dissolvidos na sua evolução.
O pacto do pescador : https://marionetasmandragora.pt/pactopescador
O jogo da marioneta.
11 nov 2024 . segunda-feiraA marioneta, por meio de técnicas de manipulação e interpretação, assume o caráter de personagem. O domínio técnico desse objeto, em cena, enquanto representação simbólica, propõe um jogo de diálogos, aceites pelo espetador, colocando-se o mesmo, empático na descodificação da metáfora cénica proposta. Por tal, cor, forma, dimensão e qualidade de movimento podem propor a impossibilidade do real, onde a mesma se torna profundamente credível e geradora que emoções, ponderações, deslumbramentos perante a condição limitada dos seres, bem como na sua finitude.
O jogo da marioneta é assim uma dimensão artística e estética onde os objetos assumem um valor de comunicação, sendo uma escolha que acentua o caminho teatral da criação.
Neste espetáculo, são fundamentais os pontos de origem das figuras e objetos, as metodologias e processos de execução, as escalas, bem como a estruturação de mecanismos de manipulação adequados aos intérpretes.
O pacto do pescador : https://marionetasmandragora.pt/pactopescador
Movimento e carga dramática.
10 nov 2024 . domingoO pacto do pescador é a próxima estreia do Teatro e Marionetas de Mandrágora. Fala de um rio, de margens e de gentes. A dramaturgia da companhia mantém uma unidade desde a sua génese, a procura por trazer vida nova a antigos objetos e elementos. Reinventar objetos cenográficos, pegar no velho e integrar no espaço. Um agregar de elementos que transformam um objeto cenográfico em algo multifuncional que converge em si muitas intenções e muitas possibilidades de interpretação.
O barco que irá povoar a cena desta criação, nasce de um objeto antigo, pipos de vinho, juntando assim ao Douro o valor simbólico do constante transporte de vinho. Passa por ser parte integrante da margem, na sua escala que se funde com a cenografia das margens, mas é também instrumento, um espaço sonoro.
Deixamos aqui o processo de construção, posterior aos desenhos e que atualmente já se encontra na sala de ensaios a ganhar movimento e carga dramática.
O pacto do pescador : https://marionetasmandragora.pt/pactopescador
Memórias afetivas e territoriais em cena.
8 nov 2024 . sexta-feiraO Teatro e Marionetas de Mandrágora tem nova estreia marcada para o dia 8 de dezembro no Auditório Municipal de Gondomar. Esta data marca o culminar de um trabalho intenso, de uma vasta equipa. Alicerçada esta construção no caminho artístico de Clara Ribeiro, faz nascer das suas memórias afetivas e territoriais uma criação que a une ao espaço físico real e às gentes que ao longo da sua vida intervieram na sua forma sensível de entender o mundo.
Como linguagem teatral, aliam-se as figuras, os símbolos, as marionetas, os objetos, que ao longo de diversos meses se foram desenhando em estreito diálogo na cena.
A dramaturgia, ou a história que alicerça vontades e a narrativa emocional, reflexo de um lugar e de uma sociedade, é também, no diálogo com os diferenciados públicos a quem se dirige, um modo de deslindar desejos, emoções, realidade distintivas de um modo de vida.
O teatro de marionetas, nesta sua forma de colocar o impossível e o simbólico, a metáfora e o simbolismo em cena, vai desvendando uma história que parte do visual para o interior sensível de cada indivíduo, o seu desejo, o seu receio, a dimensão transcendente da realidade.
A cenografia, as marionetas, os objetos, a música, a luz, a tonalidade de cada elemento desenha através da narrativa, um conjunto de quadros pictóricos que ampliam a dimensão metafisica da ação. Assim, cada elemento é a conclusão de um diálogo, e em si estão compactados múltiplos significados, para o espetador usufruir destas distintas camadas que levam à leitura do espetáculo.
O pacto do pescador : https://marionetasmandragora.pt/pactopescador
Festival Pendientes de un hilo.
4 nov 2024 . segunda-feiraGratos pelo convite! Realizar esta MasterClass no “Festival Pendientes de un hilo” é sobretudo a oportunidade de partilhar o nosso conhecimento e o modo como encaramos uma faceta preponderante da arte da marioneta, a sua manipulação, estruturando ideias, conceitos, que levam a uma prática que consideramos ser fundamental na utilização da marioneta como ferramenta teatral.
Mar-Marionetas regressa em outubro.
2 set 2024 . segunda-feiraA Câmara Municipal de Espinho celebrou recentemente um protocolo de colaboração com a Associação Cultural e Recreativa Teatro e Marionetas de Mandrágora para a organização técnica e direção artística da edição de 2024 do Festival Mar-Marionetas - Festival Internacional de Marionetas de Espinho. O documento foi assinado pela Presidente da Câmara, Maria Manuel Barbosa Cruz, e pela Presidente da Direção da Associação, Clara Ribeiro.
O protocolo visa estabelecer as condições de colaboração para a realização do evento, que decorrerá entre 11 e 27 de outubro de 2024. A programação incluirá 14 espetáculos de marionetas e formas animadas por companhias nacionais e internacionais, além de 8 espetáculos para escolas, 2 exposições, 2 oficinas e animações de rua.
O Município de Espinho reconhece a importância desta parceria para introduzir novas dinâmicas e abordagens ao festival, aproveitando a experiência e conhecimento especializado da Associação Marionetas de Mandrágora no meio cultural e do teatro de marionetas.
Este acordo reforça a colaboração existente entre o município e a associação, que está instalada no FACE - Fórum de Arte e Cultura de Espinho desde 2010, contribuindo para a dinamização cultural do concelho e para a promoção de Espinho como polo cultural.
Voltaremos para mais apresentações.
1 set 2024 . domingoÉ sempre uma grande emoção a apresentação de um novo projeto. “Os gatos vagueiam pelos poemas…” é uma criação que joga com as escalas como amplificador de emoções. As palavras que os poemas transmitem sobre este tão fascinante animal, revela o amor que somos capazes de sentir.
Num belo fim de tarde, a equipa da Biblioteca Municipal Almeida Garrett esteve em empatia total com a equipa do Teatro e Marionetas de Mandrágora e a nossa querida Marta Fernandes da Silva que veio de Lisboa observar este momento. Foi uma hora incrível. Os gigantes gatos pertenciam àquele lugar, as crianças apaixonadas e os adultos estarrecidos pela plasticidade das esculturas em movimento. A isto, só aliando incríveis manipuladores, uma sonoridade cativante capaz de nos levar para o mundos das emoções gigantes, as únicas capazes de domar tão belas criaturas.
Sentimos que o momento foi marcante, mas acima de tudo em harmonia com o lugar, a avenida das tílias, em profunda relação com o livro, pertencendo à Feira do Livro do Porto, àquele momento e lugar.
Os gatos vagueiam pelos poemas… : https://marionetasmandragora.pt/gatos
Oficina Artísticas.
1 set 2024 . domingoA Casa Branca de Gramido foi alvo de uma invasão Alien em Gondomar. Oficinas Artísticas é um projeto de desenvolvimento de competências para crianças e jovens, de modo intensivo.
Gratos ao apoio da Raquel Ferraz e de toda a equipa colaborativa. Gratos aos pais e sobretudo parabéns aos nossos artistas.
Aliens em Ação : https://marionetasmandragora.pt/aliens
Festa da Marioneta 2024.
24 ago 2024 . sábadoMuitos foram os que vieram assistir esta noite, na Praça Velha, ao último espetáculo da Festa da Marioneta, programação do verão in.Santarém, “aldeia balão”, da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Uma peça que gira em redor de uma máquina voadora que transporta os seus poucos habitantes por um mundo de metáforas. Estes tentam reviver uma vida que já não existe, tentam compreender as pedras, a terra e a areia. Criam rotinas e reinventam criaturas de uma ruralidade desaparecida. Habitam um espaço imaginário, sobrevoam a realidade, e ali na máquina fazem desfiar estórias com princípio e sem fim.
Uma criação metafórica que procura nas pequenas coisas saborear o que é amplo, a vivência conjunta!
aldeia balão : https://marionetasmandragora.pt/aldeiabalao
Festival Mar~Marionetas 2024.
6 ago 2024 . terça-feiraÉ com grande sentido de responsabilidade que o Teatro e Marionetas de Mandrágora enceta o protocolo com o Município de Espinho, visando o investimento, na programação do Festival Mar~Marionetas, e dando continuidade à sua marcante presença no território. O Teatro e Marionetas de Mandrágora, com grande profissionalismo, marca desde 2010 a sua residência na cidade através da cedência de espaços culturais (Fórum de Arte e Cultura de Espinho e Matadouro de Espinho) destinados à sua atividade profissional com mais de 20 anos.
A verba atribuída visa a programação de estruturas nacionais e internacionais que desenvolvem a Marioneta como forma artística, bem como iniciativas de formação, dedicadas a famílias, iniciativas nas escolas do Município, espaços de exposição, e espaços de lazer. O valor atribuído é destinado em exclusivo à iniciativa, cumprindo um forte dever de serviço público.
O Teatro e Marionetas de Mandrágora cumpre assim a realização da Direção Artística e Organização Técnica e acompanhamento direto deste Festival. Para nós há um sentido de incomensurável valor nesta trajetória cultural alicerçada pela organização deste evento por parte do Município, pelos seus agentes culturais que fizeram deste um Festival de excelência ao longo de 17 anos de edições, agregando públicos, famílias, equipas, e trazendo o melhor que se faz nacionalmente e no mundo a Espinho.
Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.
30 jul 2024 . terça-feiraDesde 2006, que o Teatro e Marionetas de Mandrágora marca presença em todas as edições da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.
Este ano estaremos a acompanhar a contextualização geral da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a história do Reinado de D. Duarte. Um espetáculo com uma narrativa satírica e jocosa, que nos dá a entender este período num jogo de comicidade. Sustentando os princípios base da história de Portugal, daquele período, que nos dá a entender quer o contexto social, quer a vivência quotidiana, quer alguns dos acontecimentos que marcaram esta época, bem como o modo como o teatro medieval poderia ter acontecido.
Inspirados por iluminuras das cantigas de amigo para elaborar os trajes, com panejamentos que remetem para iluminuras de pinturas medievais onde constam músicos e outras personagens das artes, bem como as figuras das marionetas inspiradas em desenhos da idade média…
Estaremos em cena até dia 11 de agosto. Este ano teremos diversas sessões com tradução simultânea em língua gestual portuguesa.
Aos atores que com grande profissionalismo, estão em cena desejamos força e coragem. Sabemos do grande valor deste projeto, que somente acontece, com grande empenho e dedicação.
Breve História de Portugal : https://marionetasmandragora.pt/brevehistoria
Gritem connosco Ei! Marionetas.
15 jun 2024 . sábado10 Encontros! Lançar este projeto cultural na cidade de Gondomar, foi um desafio fascinante, com uma equipa profundamente empenhada. O apoio fundamental do Município e o apoio consolidado do Ministério da Cultura através da DGArtes, vieram ao longo destas dez edições confirmar o valor cultural deste programa.
Milhares de espetadores, centenas de participantes em oficinas, exposições, aulas abertas, espaços de jogos, formações, espetáculos comunitários, instalações, espetáculos de companhias que vieram de todo o país, mais de 30 companhias internacionais que voaram das Américas, de África, do Oriente, da Europa, para apresentarem os seus trabalhos artísticos.
Este é um programa sólido, implementado na cidade, descentralizado pelo concelho, com muita programação que nasce do trabalho colaborativo com a comunidade local.
10 Encontros! Esta edição de 2024 conta com cerca de 50 propostas criativas para todos os públicos, 4 companhias internacionais que representam 8 países, Uruguai e Espanha, Ucrânia e Polónia, Cabo Verde e Portugal, Holanda e Brasil.
Duda Paiva, Trupe Fandanga / Circolando — Cooperativa Cultural, Teatro Regional da Serra do Montemuro, Theatre MarionBrand, Lua Cheia — Teatro para todos, VumTeatro, Imaginar do Gigante, Saaraci Criativo Teatral, Coriolis - Teatro de Objetos, Companhia Marimbondo e Krisálida. E ainda as colaborações comunitárias com o Projet’arte de Rio Tinto, a Cerciesta de Estarreja e o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro da Maia, são momentos de destaque para esta edição.
Mas o jardim da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira” estará repleto de atividades para os mais jovens e para as famílias com oficinas livres sempre a decorrer ao longo dos dias do encontro bem como jogos tradicionais onde a marioneta está sempre presente, construídos por artistas plásticos da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Tanto para dizer, a ESTREIA do “Mãos de Sal - Lambe Lambe” é também uma proposta que muito acarinhamos.
Muito mais irá ainda acontecer. Estaremos no centro da cidade, mas estaremos também como habitual por diversas freguesias do Concelho, povoando com arte e cultura os espaços, numa necessária relação com o nosso público. Não faltem e marquem já na agenda, gritem connosco Ei! Marionetas - Encontro internacional de Marionetas de Gondomar.
Diálogos Artísticos.
7 jun 2024 . sexta-feiraDesde o nascimento do Teatro e Marionetas de Mandrágora que os criativos se lançaram em diálogos artísticos multidisciplinares, em colaborações e diversas parcerias. As mesmas cobrem um vasto leque de sinergias e assim sendo também a equipa plástica criativa, que é o eixo central de toda a criação plástica dos projetos da companhia, vai ao encontro de outras entidades e estruturas que sentem a necessidade de procurar estes profissionais, tecnicamente especializados, na procura de respostas às suas necessidades criativas, educativas ou patrimoniais.
Assim as colaborações entre projetos e artistas plásticos são amiúde chamadas a acontecer, criando diálogos artísticos desafiantes e inovadores que trazem com certeza novas e distintivas partilhas de aprendizagens, que não só suprem necessidades técnicas, mas antes potenciam colaborações e evoluções criativas conjuntas.
As colaborações, muitas delas ao longo dos anos repetidas, criam entre entidades estas importantes parcerias que permitem uma observação não só dramatúrgica, mas também técnica e plástica. O diálogo entre artistas das artes cénicas e de outras pontes de potenciação de criação plástica, lançam um movimento e impulsionam a transmissão do conhecimento especializado, implementando em cena, ou em espaços, projetos consolidados artisticamente, onde a aprendizagem conjunta é acima de tudo uma posição na forma de estar dos criativos da estrutura.
A Fantástica História de uma Criança Chamada Pinóquio : https://marionetasmandragora.pt/afantastica