Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ninho Abrigo

uma instalação artística criada por pequenos visionários

M.3 . 01h30
Ninho AbrigoNinho Abrigo
O que acontece quando o refúgio de uma ave se transforma no palco de uma narrativa?
O projeto “Ninho Abrigo” vem desafiar alunos do a converterem casas de pássaros em microcosmos literários. A partir de contos, os alunos abandonam o papel de espetadores para assumirem o lugar de artistas e intérpretes do mundo.
Nesta instalação, a casa de pássaro deixa de ser um objeto utilitário para se tornar um diorama. O desafio artístico reside na tridimensionalidade e no limite do espaço. Ao criar dentro de um volume confinado, a criança explora a profundidade, a perspetiva e a minúcia.
Personalizar estas casas é um exercício de simbolismo. Aqui, as texturas e as cores contam as histórias sem precisarem da palavra. A arte torna-se, assim, a ferramenta mais poderosa para interpretar, e construir a realidade.
O “Ninho Abrigo” não é um trabalho isolado, mas sim um processo de construção coletiva e colaboração escolar. O processo inicia-se com a escuta ativa. A turma mergulha no conto, descodificando metáforas e identificando os pilares da narrativa.

Através de uma oficina de materiais — que une elementos da natureza com matérias plásticas — os alunos testam a resistência, a colagem e a composição estética. Cada turma imprime a sua visão única na casa que lhe foi confiada. Embora a estrutura base seja comum, o resultado final é uma explosão de diversidade, refletindo a identidade visual e emocional de cada grupo de crianças.
A instalação final não é apenas contemplativa; é interativa. Ao percorrer esta “floresta de abrigos”, o público é convidado a uma viagem sensorial por 30 mundos miniaturizados. A experiência torna-se polifónica ao acionar os QR codes, onde podem ouvir as histórias que serviram de inspiração à criação. O espetador não apenas vê a obra; ele habita a história através do olhar e da escuta.

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA Clara Ribeiro
TEXTOS Clara Ribeiro
ORIENTADORES DAS OFICINAS Clara Ribeiro, Eurico Santos
DIREÇÃO PLÁSTICA enVide neFelibata
CONCEÇÃO DA INSTALAÇÃO E OFICINAS enVide neFelibata
PROTOTIPAGEM DOS ELEMENTOS CENOGRÁFICOS Hélder David Duarte, Joaquim de Sousa
NARRAÇÃO Clara Ribeiro, Filipa Mesquita
EDIÇÃO ÁUDIO E AMBIENTES SONOROS Hélder David Duarte
DESIGN enVide neFelibata
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar

download

ARQUIVO IMAGEM PROMO 535.9 KB

DOSSIER PROMOCIONAL - PT 1.5 MB
DOSSIER PROMOCIONAL COMPRESSED - PT 595.5 KB

agenda

2 MAR 2026 . SEGUNDA-FEIRA > 12 MAR 2026 . QUINTA-FEIRA
Gondomar, Gondomar, Porto■ ■ ■

pequena oficina

A marioneta, que é frequentemente associada à infância, faz parte do nosso imaginário e da nossa história, memória e tradição. Esta forma de arte é inesgotável nas experiências artísticas e cénicas, de criação e manipulação, renovando-se no palco. Cabe aos professores munirem-se de conhecimentos para proporcionar aos alunos a realização de experiências e aprendizagens na área de criação e construção de marionetas, explorando variados materiais e técnicas e utilizando ferramentas que permitam desenvolver trabalhos criativos na área do teatro.

histórico

+ INFO
^