Teatro e Marionetas de Mandrágora

Mistério de Adão

teatro caminheiro

O ar livre, a rua, o exterior, soam tão bem como modos de estar quanto forma de dialogar artisticamente. Este é o espaço privilegiado para a vivência comunitária.
Num país como Portugal, a ocupação do ar livre, das praças, dos jardins, das praias é fundamental. Lugar que o sol ocupa e onde as famílias, as crianças e os espetadores acorrem para fazer da criação o seu lugar de contacto artístico onde o céu e a paisagem são a cenografia de fundo.
Desde sempre, quer seja em pequeno ou grande formato, em contextualizações históricas ou na presença dos muitos festivais, existem espaços natureza, espaços urbanos magníficos presentes no território. Espaços que vamos a povoar com inúmeras propostas nesta forma de estar, artística, com os seus modos tão particulares de se fazerem acontecer. Sejam criações, deambulações ou a apresentação do nosso tão acarinhado Teatro Dom Roberto, pensamos que a rua, o espaço ao ar livre, faz parte da nossa caminhada artística.
A rua não é simples, joga-se com a imprevisibilidade atmosférica, com a inconstância do espaço e das suas dinâmicas sociais, mas leva-se no imediato com a população local, com a população que faz deste momento um espaço de memórias. Estimamos imenso o espaço exterior e sentimos que estamos no lugar ideal para o fazer acontecer.
espetáculo de cariz medieval

M.6 . 00h30
Mistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de AdãoMistério de Adão
O objetivo é recuperar o que poderia ter sido a representação teatral integrando figuras e/ou marionetas (bonifrates).
A partir de textos e iluminuras dos séculos XII, XIII e XIV a representação foi concebida ao pormenor. Desde os figurinos e texto às marionetas, a concepção desta representação teve uma pesquisa histórica aprofundada. Não se tratando de uma reconstituição, a união de diversos dados permitem a sua credibilização histórica. O texto 'O Mistério de Adão' parte de um autor anónimo do séc. XII, e retrata a cena da criação de Adão e Eva.
As duas figuras, as marionetas, foram inspiradas na iconografia religiosa da época, o cenário (uma carroça) está interligado aos pageant wegons, carros alegóricos para a representação religiosa que surgiram na península mas que em Inglaterra tiveram grande presença na representação de cenas bíblicas, de onde se destaca a imagem do mostrengo recorrente na gravura da época. Os figurinos, esses, foram inspirados nas iluminuras presentes no Cancioneiro da Ajuda, ... são muitos os elementos que permitem confirmar que este é um projecto completamente pioneiro na representação com figuras.
A Trupe dos Bonifrates é um grupo de músicos e jograis que viaja por toda a Península Ibérica a serviço de reis e nobres. Mandam as leis da Santíssima Igreja que se representem cenas para laudo e ensinamento do povo, e para tal a Trupe apresentará o Mistério de Adão.
A banda de música folk Mandrágora foi especialmente convidada para recriar as sonoridades e músicas das representações. É também uma união entre homónimos.
A Trupe dos Bonifrates integra a animação diária de Feiras Medievais.

vídeo

download

MISTERIOADAO - MARCADOR DE LIVRO.ZIP 45.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 11.8 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 82.3 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENSAIOS 73.9 Mb

histórico

+ INFO
^