Agakuke e Mamadu o Marabu
criação plástica
Desde o nascimento do Teatro e Marionetas de Mandrágora que os criativos se lançaram em diálogos artísticos multidisciplinares, em colaborações e diversas parcerias. As mesmas cobrem um vasto leque de sinergias e assim sendo também a equipa plástica criativa, que é o eixo central de toda a criação plástica dos projetos da companhia, vai ao encontro de outras entidades e estruturas que sentem a necessidade de procurar estes profissionais, tecnicamente especializados, na procura de respostas às suas necessidades criativas, educativas ou patrimoniais.Assim as colaborações entre projetos e artistas plásticos são amiúde chamadas a acontecer, criando diálogos artísticos desafiantes e inovadores que trazem com certeza novas e distintivas partilhas de aprendizagens, que não só suprem necessidades técnicas, mas antes potenciam colaborações e evoluções criativas conjuntas.
As colaborações, muitas delas ao longo dos anos repetidas, criam entre entidades estas importantes parcerias que permitem uma observação não só dramatúrgica, mas também técnica e plástica. O diálogo entre artistas das artes cénicas e de outras pontes de potenciação de criação plástica, lançam um movimento e impulsionam a transmissão do conhecimento especializado, implementando em cena, ou em espaços, projetos consolidados artisticamente, onde a aprendizagem conjunta é acima de tudo uma posição na forma de estar dos criativos da estrutura.
M.4 . 00h45 Agakuke o inuit, recorda a sua primeira viagem ao Senegal. À noite, sentado junto a um embondeiro, Agakuke, um verdadeiro griot, conta a história de Mamadu um homem simples e modesto que se torna uma figura importante e respeitada numa aldeia da savana africana.
Recorrendo a todo o imaginário africano no seu aspecto místico e sobrenatural, a fabulosa história de Mamadu faz-nos mergulhar no coração da cultura africana, na sua diversidade e complexidade.
Mamadu o Marabu, um conto do Senegal, fala-nos do bem e do mal claro, mas também e sobretudo das capacidades fantásticas da mente humana. Nesta história africana o sagrado junta-se ao profano para nos mostrar a que ponto é o próprio homem que constrói o seu destino mesmo submisso a misteriosas forças.
Ciração das marionetas a cargo da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
- $marabu_marionetas_mandragora
colaboradores . parceiros . coprodutores
download
ARQUIVO IMAGEM PROMO 2.5 MbARQUIVO IMAGEM DESENHOS 15.9 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 29.3 Mb