Lendas da Minha Floresta
animação fora de cena
M.3 . 00h45Vagueiam as mulheres pela floresta, vão de passagem, a caminho, mas é um caminho que se faz de canções, de medos e mistérios, de festas e alegrias.
Pela Floresta e para a Floresta, como se dela dependessem, como se dela saísse o ar que respiram, a sua identidade.
Lá detrás da laranjeira,
Bem te podes ir embora.
O meu pai não vai para a cama,
E eu não posso vir cá fora.
A vida era dura e rude, mas havia muitas alegrias, a cantiga estava sempre presente, nas caminhadas, nos jogos, nos encontros.
“Nunca me esquece que hoje se passa o dia sem botar o olho em cima dos catraios e dos velhos, antigamente era vê -los a correr para aqui fora, e todos no adro da igreja a bailar e a jogar…eram tempos duros mas sinto falta das correrias dos catraios….”
Este projeto que alia o Património Cultural ao Património Imaterial, junta as tradições ao espaço e lugar das memórias. Através de diversas entrevistas realizadas a diferentes pessoas cuja idade marca a sua narração como património cultural, se foi ampliando o espetáculo “Lendas da Minha Floresta”.
Este projeto construído com a entidade Esposende Ambiente e sempre com o apoio das Juntas de Freguesias dos locais visitados, cimentou o projeto, visando dar-lhe um caráter simbólico, no sentido em que consideramos que estamos a devolver ao público o património que este nos entregou, ao partilhar em entrevista histórias da cultura, das crenças, dos hábitos, da economia e da dinâmica social de cada lugar incidindo sobre a sua relação com a floresta.