criações raiz fora de cena
QUEIXA_TE
"inspirado livremente na obra “O grande D. Quixote de La Mancha e o gordo Sancho Pança” de António José da Silva"M/8 . 60 mns . 2016
42ª produção da companhia
WIP www.envidenefelibata.com/queixa_te
eventos complementares
- QUEIXA_TE – D. Quixote e Sancho Pança
- Queixa_te Tu Também
- Estreia Museu da Marioneta 2016 [PROMOCIONAL]
- Vídeo Promocional 2016 [PROMOCIONAL]
- Vídeo Integral 2016 [INTEGRAL]
- Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira "Cenas na Rua" - 2016
- Tavira
- Festival OITO24 - 2016
- Espinho
- MANOBRAS - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - 2017
- Cine Teatro São Pedro
- MANOBRAS - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - 2017
- Teatro Cine de Pombal
- Feira do Livro do Douro - 2018
- Auditório Municipal do Peso da Régua
resumo histórico
sinopse
D. Quixote está velho e cansado, mas a sua sede de aventura é infinita.Erguem-se muros que estão a separar o mundo e D. Quixote que ainda não encontrou sua Dulcineia quer destruir esses muros, não vá dar-se o caso de Dulcineia estar do outro lado do mundo. Precisará da ajuda de Sancho que, à procura da ilha para ser Governador, embarca nesta aventura. Cedo descobrem que os dois juntos, são mais originais do que qualquer um dos dois sozinho...
O muro vai-se erguendo à sua passagem e do outro lado está o caminho para a humanidade.
Explorando por completo a riqueza imaginativa da peça original — os absurdos feitos, os enganos fantásticos, os encontros estranhos, as ilusões de D. Quixote e o comportamento bizarro do seu escudeiro e amigo Sancho Pança, esta criação mistura a sátira, o burlesco e fantasias surreais.
A abordagem, mantendo-se fiel à narrativa e essência do texto, faz uma interpretação livre sobre o nosso tempo, as limitações que nos impõem e sobretudo a que impomos a nós mesmos, e os muros físicos e simbólicos que erguemos ao nosso redor. Numa atmosfera cómica e cruel, abordamos a sociedade atual, aqueles que se deixam ficar ora quedos, ora queixosos, e aqueles que como D. Quixote e Sancho Pança se atrevem a sonhar.
Revemo-nos na forma como António José da Silva via na arte uma forma de transgredir, e nas marionetas uma maior liberdade na expressão crítica e satírica. É de liberdade e humanidade, que trataremos nesta criação.
Esta é uma peça para duas atrizes e muitas marionetas.
vídeos(s)
Fomos à procura dos textos do Judeu. Um escritor que dizem ter escrito textos de teatro para marionetas, operetas, teria tido um teatro de marionetas em Lisboa e sido morto na inquisição... parece bizarro... é!
Lemos a obra "O grande D. Quixote de La Mancha e o gordo Sancho Pança". Quem teria sido este homem tão culto e conhecedor da obra de Cervantes? Capaz de a transportar para Portugal, para um texto teatral, para uma opereta?... parece peculiar?, é!
Mas como olhar para uma obra e não a transportarmos para dentro de nós, para o nosso olhar artístico? Por isso nasce "Queixa_te", um Quixote que promete uma ilha ao seu criado Pança, uma ilha de lixo, ilusões falsas…realidade simbólica? É! Mas esta é uma criação que não pretendeu ser fiel ao texto, mas antes à visão e vontade de falar ao público a partir do que nos é importante... Parece insano? Não é!
- 20 MAR 2020
Material Promocional
FOTOS 6.64 MbPOSTAL 8.98 Mb
DOSSIER 7.67 Mb
JOURNAL 24.76 Mb
LOGÓTIPOS 15.15 Mb