Teatro e Marionetas de Mandrágora

Filamentos

projeto comunitário

As repercussões do trabalho artístico na comunidade permitem considerá-lo uma excelente ferramenta de empoderamento da pessoa com vulnerabilidade. Vários projetos implementados por diferentes organizações artísticas levam a concluir que se verificam melhoramentos comportamentais integrativos nos meios.
O apoio governamental ao desenvolvimento de diversos programas nesta vertente são um relevante elemento facilitador de várias associações e instituições, que se debruçam ativamente sobre esta temática, criando projetos de desenvolvimento social através da arte.

“O conceito Educação pela Arte foi sendo objeto de reflexão de alguns pedagogos, filósofos e até historiadores, enquadrando-se na emergência de 'novos valores e conceitos' em contextos de transformação de caráter social, económico e ideológico. Assim, surgem vários escritos, nacional e internacionalmente, produto de preocupação e reflexão.” (Meira, 2015).
Em linha com deste pensamento, o trabalho apresentado demonstra a importância da prática artística nas comunidades que acolhem indivíduos com diferentes vulnerabilidades, de distintos escalões etários.

Embora Morin tenha uma visão muito clara do nosso processo de pensamento e dos seus “princípios ocultos”, a sua visão das coisas e do mundo é deturpada por crenças e, acima de tudo, com o objetivo de apagar o véu sobre um pensamento generalizado que o indivíduo em situação de debilidade usufrui apenas do contacto artístico como positivismo social, sem que isso seja devidamente analisado. O criador de arte e o seu potencial criativo são fundamentais nessas comunidades segregadas socialmente. (Morin, 2005)
mediação artística comunitária

todos os públicos . 00h30
FilamentosFilamentosFilamentosFilamentos
Num pequeno espaço (ninho) existe o tempo do encontro, o caminho que faço até ti (voo), o caminho que fazes até mim e o caminho que percorremos juntos (bando). Um instante, uma viagem, uma história. Entrar e deixar o corpo fluir pela transformação da imagem no voo que desencadeia. Quando caminharmos em sentidos diferentes levarás de mim impressões e histórias e deixarás em mim impressa a tua presença.
“Filamentos” será a instalação/performance gerada deste projeto. Inspirados pela tradição da filigrana em Gondomar, criaremos sobre os pequenos fios que contam histórias, que falam de uma comunidade e que trazem consigo a matriz cultural. Este será um processo de investigação de histórias locais, de ligação aos ofícios, à natureza e ao que nos rodeia. Este projeto de instalação performativo, surge para envolver a comunidade sénior e pessoas com demência numa instalação artística e performativa nos parques urbanos do Concelho de Gondomar. Uma experiência dramática sensorial para pequenos públicos, intervindo em comunhão com o meio envolvente. No projeto abordamos também as questões ambientais, a própria criação dos objetos cénicos recorrerá à utilização de materiais na sua maioria reutilizados para evitar desperdícios e fomentar esta filosofia.

atividades paralelas

colaboradores . parceiros . coprodutores

vídeo

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA Clara Ribeiro
ENCENAÇÃO Clara Ribeiro
DIREÇÃO PLÁSTICA Rúben Gomes
DIREÇÃO MUSICAL Paulo Coelho DE Castro
MARIONETAS E MÁSCARAS Alexandre Guaraci
CRIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS Paulo Coelho DE Castro
GRUPOS PARTICIPANTES Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, Centro Social de Soutelo, Fundação Nuno Silveira
FOTOGRAFIA PROMOCIONAL Ana Filipa Rodrigues
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho, Município de Gondomar

download

ARQUIVO IMAGEM PROMO 44 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENSAIOS 4.5 Gb
ARQUIVO IMAGEM MONTAGEM 1.4 Gb
ARQUIVO IMAGEM RECEBIDAS 2.1 Mb

histórico

+ INFO
^