Filamentos
projeto comunitário
As repercussões do trabalho artístico na comunidade permitem considerá-lo uma excelente ferramenta de empoderamento da pessoa com vulnerabilidade. Vários projetos implementados por diferentes organizações artísticas levam a concluir que se verificam melhoramentos comportamentais integrativos nos meios.O apoio governamental ao desenvolvimento de diversos programas nesta vertente são um relevante elemento facilitador de várias associações e instituições, que se debruçam ativamente sobre esta temática, criando projetos de desenvolvimento social através da arte.
“O conceito Educação pela Arte foi sendo objeto de reflexão de alguns pedagogos, filósofos e até historiadores, enquadrando-se na emergência de 'novos valores e conceitos' em contextos de transformação de caráter social, económico e ideológico. Assim, surgem vários escritos, nacional e internacionalmente, produto de preocupação e reflexão.” (Meira, 2015).
Em linha com deste pensamento, o trabalho apresentado demonstra a importância da prática artística nas comunidades que acolhem indivíduos com diferentes vulnerabilidades, de distintos escalões etários.
Embora Morin tenha uma visão muito clara do nosso processo de pensamento e dos seus “princípios ocultos”, a sua visão das coisas e do mundo é deturpada por crenças e, acima de tudo, com o objetivo de apagar o véu sobre um pensamento generalizado que o indivíduo em situação de debilidade usufrui apenas do contacto artístico como positivismo social, sem que isso seja devidamente analisado. O criador de arte e o seu potencial criativo são fundamentais nessas comunidades segregadas socialmente. (Morin, 2005)
mediação artística comunitária
todos os públicos . 00h30 Num pequeno espaço (ninho) existe o tempo do encontro, o caminho que faço até ti (voo), o caminho que fazes até mim e o caminho que percorremos juntos (bando). Um instante, uma viagem, uma história. Entrar e deixar o corpo fluir pela transformação da imagem no voo que desencadeia. Quando caminharmos em sentidos diferentes levarás de mim impressões e histórias e deixarás em mim impressa a tua presença.
“Filamentos” será a instalação/performance gerada deste projeto. Inspirados pela tradição da filigrana em Gondomar, criaremos sobre os pequenos fios que contam histórias, que falam de uma comunidade e que trazem consigo a matriz cultural. Este será um processo de investigação de histórias locais, de ligação aos ofícios, à natureza e ao que nos rodeia. Este projeto de instalação performativo, surge para envolver a comunidade sénior e pessoas com demência numa instalação artística e performativa nos parques urbanos do Concelho de Gondomar. Uma experiência dramática sensorial para pequenos públicos, intervindo em comunhão com o meio envolvente. No projeto abordamos também as questões ambientais, a própria criação dos objetos cénicos recorrerá à utilização de materiais na sua maioria reutilizados para evitar desperdícios e fomentar esta filosofia.
atividades paralelas
colaboradores . parceiros . coprodutores
- Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos
- Fundação Nuno Silveira
vídeo
- estreia 2023 [INTEGRAL]
ficha artística
DIREÇÃO ARTÍSTICA Clara RibeiroENCENAÇÃO Clara Ribeiro
DIREÇÃO PLÁSTICA Rúben Gomes
DIREÇÃO MUSICAL Paulo Coelho DE Castro
MARIONETAS E MÁSCARAS Alexandre Guaraci
CRIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS Paulo Coelho DE Castro
GRUPOS PARTICIPANTES Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, Centro Social de Soutelo, Fundação Nuno Silveira
FOTOGRAFIA PROMOCIONAL Ana Filipa Rodrigues
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho, Município de Gondomar
download
ARQUIVO IMAGEM PROMO 44 MbARQUIVO IMAGEM ENSAIOS 4.5 Gb
ARQUIVO IMAGEM MONTAGEM 1.4 Gb
ARQUIVO IMAGEM RECEBIDAS 2.1 Mb