Teatro e Marionetas de Mandrágora

Destaque

Teatro e Marionetas de Mandrágora

Preparações para o Vestir a Primavera 2021

"Vestir a Primavera" comemora o Dia Mundial da Marioneta, o Dia Mundial do Teatro e celebrando a chegada da Primavera.

Criamos o evento, em forma de instalação artística, nos jardins de ambos os espaços que consistirá na colocação dos trabalhos finais elaborados pela comunidade, colorindo as árvores e vestindo-as de cor, animando os jardins e a nossa cidade dando assim as boas-vindas à Primavera. Esta instalação contará com o apoio do público que nos ajudará a vestir estas árvores.


Isto não é um ponto final é antes um ponto e linha.

Vamos colorir os nossos Jardins!

Vamos vestir a Primavera!

Em breve nos jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira.

ABRIL Mês Azul!

O Teatro e Marionetas de Mandrágora em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Espinho, elabora este pequeno vídeo para nos lembrar do Mês AZUL, mês da prevenção dos maus tratos na infância.

GUIÃO » Clara Ribeiro
DESENHOS » Leonor RR
ANIMAÇÃO » Clara Ribeiro
VOZ » Clara Ribeiro e Leonor RR
EDIÇÃO » enVide neFelibata
AUDIO » David Fesliyan
PRODUÇÃO » Teatro e Marionetas de Mandrágora

Queima do Judas de Vila do Conde MMXXI

A Queima do Judas de Vila do Conde é organizada anualmente pela Nuvem Voadora.

A tradicional Queima do Judas Vila do Conde será diferente, em 2021, daquela a que estávamos habituados. Nunca imaginamos desistir de celebrar a primavera, a arte e a comunidade. Vamos dissolver o tradicional espetáculo ao ar livre num conjunto de pequenas e complementares atividades, que se centrarão particularmente nos quinze dias que antecedem o sábado de aleluia.

O tema da Queima do Judas 2021 é a liberdade na criação artística, procurando refletir sobre as fronteiras da arte. Neste contexto, pretendemos homenagear e evocar o poeta vilacondense Armando Ramalho.

Para mais detalhes deste evento e das demais diversas atividades paralelas consulte o blogue da Queima do Judas.


Abertura da exposição de mailart COPY/PASTE

As técnicas de impressão nunca estiverem longe do mundo artístico como alguns podem pensar. Xilogravura, tipografia, serigrafia, litografia, stencil, carimbos de borracha, impressão 3D, impressão digital, ... são uma pequena lista de diversos meios de reprodução ao nosso alcance que também são explorados pela sua expressão artística. Ainda que alguns destes meios possam ter surgido puramente por necessidade de reprodução e outros com intenções de comecialização ... outros há que surgem com visão unicamente artística. Todavia nenhuma destas técnicas, mais tarde ou mais cedo, escapa aos artistas que as usam pela capacidade de criação de múltiplos ou pela expressividade material das mesmas mesmo quando cria obras únicas.

É portanto com esta convocatória e com esta questão em mente que os convidamos a questionar a criação de múltiplos na criação artística e a técnicas de impressão como expressão, seja através de obras ou depoimentos escritos.

Nas anteriores convocatórias de mail_art e art_by_mail lidamos com conteúdo semelhante e, de certo modo, levantando uma questão: se as impressões físicas de obras de arte destinadas a prevalecer apenas entre o mundo digital podem ou não ser consideradas arte?

10.04.2021 > 05.06.2021
Fórum de Arte e Cultura de Espinho


HISTÓRIA A MEIAS // 24 ABR 2021

A marioneta de luva, mais conhecida por fantoche, permite a exploração do jogo coletivo teatral de rápida execução, em atividades de família ou em contexto escolar.

DESAFIO
criação de duas marionetas e contar uma história através dessas marionetas

PROPOSTA
análise do guião
imaginar uma floresta fantástica e as criaturas que lá vivem

MATERIAIS / FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
tesoura
riscadores / marcadores + esferográficas
cola de tubo
cartão de embalagens
EVA e feltros
par de meias

RESERVAR KITs biblioteca@cm-gondomar.pt // +351 224 664 770
Se reservar os seus KITs através do email indicado até ao dia 16 de abril os mesmos serão enviados por correio. Após 16 de abril os KITs estarão disponíveis para recolha na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, mediante consulta prévia de disponibilidade.