Corações Rasgados
criação raiz
Projetos de autor que potenciam uma ampla linguagem artística e pretendem garantir a liberdade aos criativos para se desafiarem plástica e dramaturgicamente, bem como na exploração da interpretação, na exploração da arte da marioneta, do teatro de figuras e do teatro de objetos. Estas criações são o reflexo fundamental das preocupações dos seus criadores.Decidimos por esta designação através da génese do nome que nos dá origem, a Mandrágora, uma planta que muito é associada a um certo misticismo. A raiz é também o ponto de origem da estrutura que de um modo muito multifacetado se vai a embrenhar por diversos caminhos. Somos uma equipa criativa que pondera e analisa as suas preocupações pessoais e também se coloca a diversos desafios que a levam por descobertas que cimentam a arte do teatro e mais em concreto a arte da marioneta.
21 anos depois sobressaiu à tona esta forma e figura, num processo longo de descoberta. Atravessámos criações coletivas, convidámos encenadores e demos vozes aos artistas que compõem o núcleo artístico da estrutura. Desta última consideramos que conseguimos alcançar um modo mais clarificador de indicar os potenciais caminhos e percursos de um coletivo composto por escolhas individuais.
uma partilha de angústias, perdas e medos num espetáculo contado no feminino
M.12 . 01h00 Ao longo de várias criações, Clara Ribeiro tem trazido à cena das marionetas um pensamento sobre condições sociais precárias, minorias, ou questões prementes da sociedade como a violência, quer sejam os maus tratos na infância, quer seja a violência sobre a mulher!
O mundo simbólico e metafórico da criação apresentada ajuda-nos a compreender a sociedade em que estamos integrados. Criar pontos de entendimento e reflexão sobre a comunidade em que estamos inseridos e questionar práticas que devem ser observadas e analisadas por todos!
O espetáculo “corações rasgados” coloca o espetador numa relação íntima com a criação.
Diversas personagens femininas vão, no bairro da “boa esperança” desfilando e partilhando as suas angústias, as suas perdas e os seus medos. Viajamos por este bairro como espetadores de muitas vidas que teimam em ser confrontadas com um mal comum, os maus tratos.
Mas o espetáculo é também musical, poético e repleto de imagens que nos conduzem ao questionamento sereno e participativo. São estes os momentos em que todos devemos refletir em coletivo, enquanto sociedade. A marioneta é nada mais que a ferramenta artística que nos transporta.
atividades paralelas
colaboradores . parceiros . coprodutores
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Espinho
- Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente
vídeo
- Reportagem Portugal em Direto 2022 [REPORTAGEM]
ficha artística
DIREÇÃO ARTÍSTICA Clara RibeiroTEXTO Clara Ribeiro (a partir dos laboratórios de experimentação cénica desenvolvidos no âmbito do projeto)
INTERPRETAÇÃO Ana Maria Pinto, Clara Ribeiro
DIREÇÃO DE MANIPULAÇÃO Filipa Mesquita
COMPOSIÇÃO MUSICAL Ana Maria Pinto
CENOGRAFIA E MARIONETAS Sandra Neves
CONSTRUÇÃO DA CENOGRAFIA Emanuel Santos
APOIO À CONSTRUÇÃO Catarina Falcão
FIGURINOS Patrícia Costa
VÍDEO enVide neFelibata
DESENHO DE LUZ César Cardoso
FOTOGRAFIA DE CENA Pedro Sardinha
VÍDEO PROMOCIONAL Rúben Marques
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA Helder David Duarte
APOIO À MONTAGEM Hélder Silva
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
PARCEIROS Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Espinho, NOVATERRA - Associação Cultural Arte e Ambiente
AGRADECIMENTOS Centro de Dia da Corujeira, Centro Social de Soutelo / Projet'arte
download
CORAÇÕES RASGADOS - CADERNO 16.06.2023 WEB.PDF 2 MbCORAÇÕES RASGADOS - CADERNO 16.06.2023.PDF 4.9 Mb
CORAÇÕES RASGADOS - CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA.PDF 152.7 Kb
CORAÇÕES RASGADOS - POSTAL.ZIP 25.2 Mb
CORAÇÕES RASGADOS - RIDER TÉCNICO.ZIP 1.1 Mb
CORAÇÕES RASGADOS - ROLL-UP.ZIP 38.8 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 21.4 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 169.3 Mb
ARQUIVO IMAGEM DEPOIMENTOS 35.8 Mb
ARQUIVO IMAGEM PESQUISA 400.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 9.8 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 92.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENSAIOS 64.1 Mb