Lenda do Cavaleiro do Sol
teatro nas instituições
O Teatro e Marionetas de Mandrágora é já desde 2003 um parceiro da mediação cultural e implementador de serviços educativos que através da marioneta encontram também uma ferramenta de diálogo com os seus públicos.O programa de Teatro de Marioneta nas instituições encontra-se amplamente difundido nacionalmente. Espaços estes dotados de ferramentas pedagógicas que visam a aproximação entre a instituição e os seus visitantes.
Estes são espetáculos sensoriais que convidam o público a contemplar de um modo participativo. Este é um projeto parceiro para a dinamização dos programas de Serviços Educativos que através da arte da marioneta, estabelecem diálogos com os seus públicos apelando às suas consciências para um pensamento global que saiba ponderar e acima de tudo construir novos hábitos.
Integrado na valorização do Património e na descodificação de linguagens de diálogo com os jovens públicos e visitantes, este é um projeto com a marioneta enquanto veículo artístico de diálogo dos serviços educativos.
M.6 . 00h45 Esta história aconteceu há muito, muito tempo, mas muitos de vocês já a ouviram. Existiu em tempos um Reino, mas não era um reino qualquer, era o maior reino do mundo. Era grande, enorme, gigantesco, tão grande, que os antigos diziam que podíamos andar a pé, em qualquer direcção, durante mil dias e mil noites sem parar e mesmo assim ainda estávamos em terras desse majestoso e enorme reino. Era conhecido como o Império Romano.
Diz a lenda que um cavaleiro romano chamado Martinho andava em lutas em conquista de novos territórios e numa das suas viagens viu um velho mendigo cheio de frio. O cavaleiro ficou cheio de pena deste mendigo e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Nesse dia algo fantástico aconteceu…