Auto da Barca do Inferno
criação raiz
Projetos de autor que potenciam uma ampla linguagem artística e pretendem garantir a liberdade aos criativos para se desafiarem plástica e dramaturgicamente, bem como na exploração da interpretação, na exploração da arte da marioneta, do teatro de figuras e do teatro de objetos. Estas criações são o reflexo fundamental das preocupações dos seus criadores.Decidimos por esta designação através da génese do nome que nos dá origem, a Mandrágora, uma planta que muito é associada a um certo misticismo. A raiz é também o ponto de origem da estrutura que de um modo muito multifacetado se vai a embrenhar por diversos caminhos. Somos uma equipa criativa que pondera e analisa as suas preocupações pessoais e também se coloca a diversos desafios que a levam por descobertas que cimentam a arte do teatro e mais em concreto a arte da marioneta.
21 anos depois sobressaiu à tona esta forma e figura, num processo longo de descoberta. Atravessámos criações coletivas, convidámos encenadores e demos vozes aos artistas que compõem o núcleo artístico da estrutura. Desta última consideramos que conseguimos alcançar um modo mais clarificador de indicar os potenciais caminhos e percursos de um coletivo composto por escolhas individuais.
de Gil Vicente
M.8 Revisitar o Auto da Barca do Inferno é uma recorrência já por si clássica. Consideramos que a simbiose entre ator e marioneta permite observar este espetáculo da perspetiva, já reforçada pelo texto, do caráter satírico da personagem.
Se o espetáculo vive do texto, nesta proposta vive também da imagem marcada da marioneta no jogo incessante entre ator e manipulador. É a personagem tipo que mais nos une, nesta intemporalidade de crítica social.
download
AUTODABARCA - MARCADOR DE LIVRO.ZIP 42.2 MbARQUIVO IMAGEM PROMO 30.9 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 25.5 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 8.1 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 152 Mb
ARQUIVO IMAGEM RESTAURO & ATUALIZAÇÕES 4.3 Mb