Teatro e Marionetas de Mandrágora

aldeia balão / criação raiz

M.3 . 01h00 . 2021
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
aldeia balão
Suspensos num espaço frágil e em constante movimento, estes são os últimos habitantes de uma aldeia cujo nome se esqueceu e cujo território desapareceu.
Resistem, habitam o espaço aéreo que marca o lugar onde outrora tiveram a sua terra, viajando e regressando ao ponto de partida, suspensos. Resta um marco de que ali existiu outrora uma aldeia.
Mas estes habitantes não desistem, um artista de circo, uma bailarina, um músico e uma criança, são seres mais leves, vivem com a cabeça mais perto das nuvens, misturam a realidade com a imaginação e imaginam realidades. E porque resistem, porque habitam os sonhos, os sons, a imaginação, porque acreditam que existe um lugar para todos mesmo que suspensos oscilando com o vento!
Aguardam a chegada de novos habitantes para que o espaço que existe debaixo dos seus pés se torne o território que os habita ainda interiormente.
Falamos de desertificação, falamos de isolamento físico e psicológico, falamos da falta de diálogo social, falamos sem dizer palavras, sentindo-as, mexendo nelas, dançando-as e tocando-as na esperança de que outros venham habitar esta aldeia balão que é também uma aldeia global, um espaço simbólico onde cabemos todos e de onde fugimos.

A criação aldeia balão é um espetáculo, que unindo-se aos “aeronautas”, se transforma numa ampliação criativa comunitária.
O projeto aeronautas vem da necessidade de explorar com a comunidade as ponderações sobre as perdas dos atos sociais, a extinção de património, novos caminhos de construção de uma aldeia global, as premissas da colaboração em equipa na construção de uma mentalidade conjunta como resultado de vários processos criativos, de analise e observação artística numa atitude pro-ativa social direta, intervindo no espaço público.


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 227.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 1.7 Gb
ARQUIVO IMAGEM PESQUISA 1.2 Gb
ARQUIVO IMAGEM RECURSOS 16.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENCONTROS 752.87 Kb
ARQUIVO IMAGEM IN SITE 127.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 430.7 Mb
ARQUIVO IMAGEM OFICINAS 306.9 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENSAIOS 2.2 Gb