Teatro de Sombras - Histórias com Sombra


Ponto Pequeno - Encontro Internacional de Marionetas em Vila do Conde

O Ponto Pequeno é o resultado da coprodução entre a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora e o CCO - Círculo Católico de Operários de Vila do Conde que decorreu em Vila do Conde em novembro de 2004 e 2015. O Encontro teve lugar nas recém inauguradas instalações do Círculo Católico de Operários, localizadas no centro da cidade e contou com diversos espectáculos, oficinas e exposições.

2004

Durante onze dias estiveram em Vila do Conde 6 companhias nacionais e internacionais num total de 15 espectáculos para pequeno e graúdos. Decorreram ateliês de construção de fantoches para crianças dos 5 aos 12 anos, foram expostas Marionetas criadas por artistas convidados e paralelamente esteve patente uma exposição fotográfica mostrando a carreira da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora ao longo dos seus dois anos e meio de existência.


2005

Nesta 2ª edição, a Companhia promoveu duas oficinas dirigidas ao público infantil dos 3 aos 12 anos e um curso dirigido ao público adulto. Esteve patente uma mostra de algumas das marionetas do espectáculo 'Caturo - O Pequeno Guerreiro', um projecto realizado com os alunos da Escola EB 2 e 3 António Correira de Oliveira em conjunto com a Câmara Municipal de Esposende no sentido da preservação do Castro de S. Lourenço colaborando com arqueólogos responsáveis pela preservação cultural do mesmo. Estiveram também nesta mostra alguns exemplares das marionetas de esponja construídas pela Companhia para o Pelouro do Ambiente da Câmara e decorreu ainda uma exposição fotográfica mostrando um pouco do que foi a carreira da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora ao longo dos seus três anos de existência.