Breve História de Portugal


Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global.

Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

Apresentação

Logótipos




Teatro e Marionetas de Mandrágora 2018


Onde estamos


O Teatro e Marionetas de Mandrágora mantém uma atividade regular há cerca de 17 anos desde a sua formação a 2 de abril de 2002. A Companhia possui um núcleo de 3 membros fundadores profissionais no teatro de marionetas (Clara Ribeiro, enVide neFelibata, Filipa Mesquita), 140 colaboradores de áreas distintas e específicas que intervêm regularmente nas atividades da mesma e já acolheu 15 estagiários.

Em constante criação, o Teatro e Marionetas de Mandrágora realizou 52 produções, 8 colaborações, 29 projetos de Teatro nos Museus, 25 projetos de Teatro Comunitário e 12 criações plásticas para outras entidades. Possui ainda 20 oficinas de marionetas e 15 mostras itinerantes.

Criaram o festival de marionetas "Ponto Pequeno - Encontro de Marionetas em Vila do Conde" que contou com duas edições e criaram e programam o atual festival anual "Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar" que conta já com cinco edições de sucesso.

Nas suas digressões realizou espetáculos em 642 locais e participou em 325 festivais e encontros, nacionais e internacionais. O seu historial conta com 3 341 atividades realizadas para um público de 857 752 espetadores.

festivais / eventos / encontros visitados

colaborou com as seguintes entidades

direção

colaboradores

estagiários

agradecimentos