Teatro e Marionetas de Mandrágora - [Oficial PT]
capucha vermelha


teatro nas instituições em cena

E Assim Nasceu Guimarães

M/6 . 13 mns
2011

em co-produção com

Museu de Alberto Sampaio

sinopse

Entre 16 e 18 de Setembro, decorre a primeira edição da Feira Afonsina, enquadrada na programação de Espaço Público da Capital Europeia da Cultura e em parceria com a autarquia de Guimarães. O evento é um convite à memória das conquistas de D. Afonso Henriques, numa evocação da fundação do Reino de Portugal a partir do Castelo.

O cenário constrói-se ao longo do centro histórico da cidade – Património Cultural da Humanidade – para recriar o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense. As praças da Oliveira e de S. Tiago e o Largo Cónego José Manuel Gomes vão ser os palcos privilegiados das recriações históricas. Num reencontro com o imaginário, a “cidade berço” recua, assim, ao período medieval através da criação de conteúdos artísticos diferenciadores, que valorizem a história, os usos, costumes, artesanato e gastronomia locais.

A Feira Afonsina surge na sequência de momentos anteriores de recriação histórica, Feira Joanina e Doçaria no Convento, organizados há vários anos na cidade em parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e as associações do concelho. Em 2011, a iniciativa assume uma nova dinâmica artística e cultural e adiciona uma outra iniciativa, a “Doçaria no Convento”, mostra que irá estar aberta ao público nos claustros da Câmara Municipal.

Um dos principais objetivos desta iniciativa passa pelo envolvimento de associações, grupos de teatro locais, residentes e comerciantes vimaranenses, desenvolvendo conceitos como o dressingcity, Feira Franca e trocas comerciais. O evento diferencia-se ainda pela introdução de uma vertente pedagógica, através de oficinas, bancadas interativas, stands de formação e outras ações direcionadas especificamente ao público infantojuvenil.

resumo histórico

"E Assim Nasceu Guimarães" foi realizado 1 vezes em 1 locais distintos para um público de 1000 espetadores. A sua digressão conta com participação em 1 festivais e encontros.

festivais | encontros visitados


Feira Afonsina de Guimarães - 2011
(Centro Histórico de Guimarães)

...