Breve História de Portugal

criação plástica

A Fantástica História de uma Criança Chamada Pinóquio

M/3 . 2 hr(s) . 2009

WIP www.envidenefelibata.com/afantastica

co-produtore(s) / parceiro(s) / colaboradore(s)

sinopse

O boneco de madeira mais famoso do mundo vai desfilar perto de si… e desta vez é tudo verdade!
Depois de agigantar dois brinquedos tradicionais de madeira (o ciclista e o passarinho), o TRIGO LIMPO teatro ACERT apresenta outra criação, em co-produção com o Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua/Festival Imaginarius, de Santa Maria da Feira. Trata-se de um engenho cénico de madeira, com sete metros de altura, centrado na figura do Pinóquio.
Vamos assim recriar mais uma personagem do imaginário popular e coletivo, nascida de um texto do italiano Carlo Collodi (1826-1890), cuja primeira edição em livro, “As Aventuras do Pinóquio”, data de 1883. A imagem do nosso protagonista, baseada nas primeiras ilustrações de Enrico Mazzanti e Attilio Mussino, será feita em conjunto com Nico Nubiola e Carlos de la Madrid. Estes dois escultores espanhóis que já colaboraram com a ACERT noutras produções, trabalham com diversos grupos, dos quais se destaca La Fura dels Baus.
A direção artística deste espetáculo de rua cabe a elementos do Imaginarius e do TRIGO LIMPO. Juntamente com os vários promotores, serão estes os obreiros da narrativa dramatúrgica do Pinóquio, que terá sempre em conta o local de apresentação. Por seu turno, membros do Teatro e Marionetas de Mandrágora (companheiros da ACERT nas produções “Andar nas Nuvens” e “Guarda: rádio memória”) darão apoio ao estudo de movimento e manipulação do boneco.

criação para o Teatro e Artes de Rua/Festival Imaginarius

festivais | encontros visitados