Conchas

pequenas oficinas descontinuadas

Gigões e Anantes - Pais e Filhos

"brincar com as sombras"
M/6 . 3 hr(s)

Os elementos da Companhia possuem uma forte formação em expressão dramática e plástica. Tal reflete-se na diversidade nas oficinas que a mesma disponibiliza ao público.
É através destas atividades que a Companhia tem introduzindo o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos mais vastos e motivando-os a conhecerem esta fascinante arte.
Já a formação mais específica para profissionais da área vem combater uma lacuna a nível nacional evidenciando-nos portanto como uma estrutura que além de criar, ensina a criar, sem reservas. Todos os géneros de marionetas trabalhados nestes cursos foram anteriormente explorados nos espetáculos da Companhia e são resultado da investigação aprofundada das técnicas e materiais de que se constituem.

sinopse

Este workshop é inspirado no poema de Manuel António Pina “Gigões e Anantes”, e pretende trabalhar a técnica de teatro de sombras, na exploração da forma, e no jogo com a luz e sombra.
Trabalhando o corpo na tela, criamos personagens imaginárias que contam a histórias destes Anantes muito grandes e Gigões muito pequenos.

“Gigões são anantes muito grandes.
Anantes são gigões muito pequenos.
Os gigões diferem dos anantes porque
uns são um bocado mais outros são um bocado menos.”

resumo histórico