O Guardião dos Vagalume

oficinas grandes

Expressão Dramática da Marioneta

M/6 . 14 hr(s)

sinopse

Ateliê de manipulação e compreensão prática dos mecanismos de manipulação dos objetos cénicos e das marionetas e suas potencialidades cénicas e dramáticas.
Este ateliê parte dos pressupostos da construção da personagem do ator aliando a técnica de manipulação de marionetas.
Este ateliê pretende fornecer um conjunto de ideias, dados, e exercícios que permitam olhar para o objeto e transforma-lo em cena ou para a cena imprimindo-lhe um carácter dramático. A noção de objeto cénico ou forma animada não se limita à marioneta mas às formas e figuras que pretendem alcançar o estatuto de personagens em cena, em contracena com o ator ou independentes, com manipulador à vista ou com manipulador invisível.

Os Ateliês de Manipulação consistem em exercícios de manipulação e interpretação utilizando marionetas da Companhia.

Abordagem às questões fundamentais da manipulação:
Foco;
Deslocação;
Desmultiplicação silábica(fala).

Sendo a expressão uma forma de comunicação, a expressão dramática torna-se uma forma de comunicação apreendida. Quando se trabalha sobre esta área desenvolvem-se características do indivíduo e do coletivo na relação eu/outro.
Este ateliê aborda as questões da expressão corporal, expressão vocal, cena e contracena. São desenvolvidas duas vertentes, uma direcionada ao palco, outra ao trabalho da presença consciente.
O ateliê abordará o texto e os diferentes pontos de partida, a expressão dramática na relação corpo voz e presença, o jogo dramático e o ator individual e coletivo.
A partir da adaptação e análise teatral do texto até ao jogo dramático, o workshop permite um maior domínio perante a representação teatral com crianças, jovens e adultos.

vídeos(s)

Material Promocional

LOGÓTIPOS 17.62 Mb

festivais | encontros visitados