Teatro e Marionetas de Mandrágora - [Oficial PT]
Conchas


oficinas

Fantoches

"workshop de criação de fantoches"
M/14 . 14 hr(s)
A marioneta, que é frequentemente associada à infância, faz parte do nosso imaginário e da nossa história, memórias e tradição. Esta forma de arte, é inesgotável nas experiências artísticas e cénicas, de construção e manipulação, renovando-se e trazendo-a para o palco. Cabe ao professores munir-se de conhecimentos para proporcionar aos alunos a realização de experiências e aprendizagens na área de construção de marionetas, explorando variados materiais, técnicas, utilizando ferramentas que permitam desenvolver trabalhos criativos na área do teatro.

sinopse

É possivelmente através do fantoche que existe o primeiro contacto com o mundo das marionetas. Este ateliê pretende dar a conhecer ao participante o universo do teatro de marionetas, recorrendo à construção de um fantoche, uma técnica que vai ao encontro das marionetas tradicionais portuguesas, o D. Roberto.
No ateliê o participante entra em contacto com três materiais e técnicas fundamentais: escultura em esferovite, modelação em pasta de modelar e costura de tecidos para construção da anima.

resumo histórico

"Fantoches" foi realizado 33 vezes em 10 locais distintos para um público de 641 espetadores. A sua digressão conta com participação em 3 festivais e encontros.

festivais | encontros visitados


Festival Internacional de Marionetas 'Ponto Pequeno - 2004
(CCO - Círculo Católico de Operários de Vila do Conde)

Feira do Livro de Barcelos - 24ª Edição - 2006
(Campo 5 de Outubro)

Festival Internacional de Marionetas e Teatro de Rua - 2006
(Casa da Juv. da C. M. de Vila Nova de Famalicão)

...