Teatro e Marionetas de Mandrágora - [Oficial PT]
História de um Gato e de um Rato que se Tornaram Amigos


companhia » nossa formação ano 2

Beethoven - Ode an die freude

M/6 . 20 mns
2001

este espetáculo foi realizado durante o 2º ano de formação dos elementos da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora

sinopse

A partir da 9ª sinfonia de Beethoven, foram retiradas frases melódicas, que pudessem retratar as três diferentes fases da vida de Beethoven, as três fases que estão retratadas na sua obra. A primeira fase é de um Beethoven jovem, ainda à descoberta da sua música, com uma insegurança e suavidade. Na segunda fase Beethoven apresenta um rosto rígido, chamamos a fase heroica, onde se nota mais a força da sua música, onde transmite uma luta e uma revolta interior. É nesta fase que compõe a 9ª sinfonia. A terceira e última fase retrata um Beethoven em conciliação com a sua vida, uma harmonia com a sua composição. Procurámos encontrar na 9ª sinfonia estas três fases.
O ponto de partida para o movimento cénico foi a pesquisa intensa destas três fases e uma transposição desse espírito para a marioneta e para os movimentos que cada Beethoven queria revelar. A existência de uma partitura corporal foi direcionada para que o movimento das marionetas revelasse a personalidade do compositor nas três fases da sua vida.
Ode à liberdade, teve um percurso que envolveu a descoberta e a elaboração dos suportes espaciais da ação, atitudes físicas, métrica do gesto individual e coletivo e sobretudo a relação espacial entre intérpretes e marionetas.
...