Teatro e Marionetas de Mandrágora - [Oficial PT]
Breve História de Portugal


teatro nas instituições fora de cena

Caturo - O Pequeno Guerreiro

M/8 . 30 mns
2005

espectáculo que procedeu o ateliê realizado na Escola EB23 de Esposende em 2004/05

sinopse

Durante o ano lectivo de 2004/2005, a Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora encontrou-se na Escola Eb 2 e 3 "António Correia de Oliveira" a desenvolver um projecto em conjunto com a Câmara Municipal de Esposende no sentido da preservação do Castro de S. Lourenço colaborando com arqueólogos responsáveis pelo Núcleo de Conservação do património histórico-Cultural.
Os alunos do 6ºD que agora, são os actores e manipuladores deste espectáculo, aprenderam ao longo do ano a construir as marionetas, a manipular, a ter noções teatrais, relacionadas com a voz e o relaxamento corporal, e por fim ver-se confrontados com o público. Percebe-se então que foi um projecto de aprendizagem constante e intensa que culmina com a vinda ao castro dando-lhe assim, vida castreja.
Todo este projecto teve como ponto de partida o Livro que agora é apresentado. Tentando fazer-lhe jus, transportando-o para uma dimensão cénica centrou o nosso esforço, nesta sincronia entre entidades que foi e é sem dúvida um projecto único e pioneiro em Portugal. A dinamização de espaços através desta forma artística emergente que é o Teatro de Marionetas.
Quanto à Companhia resta-nos agradecer
Ao Dr. Rui Cavalheiro à arqueóloga Paula, às professoras do 6D e principalmente a eles, a turma do 6D, Para que possamos continuar a desenvolver projectos como este!!!
Porque a Cultura também se funde com a História e a Educação!!!!

resumo histórico

"Caturo - O Pequeno Guerreiro" foi realizado 2 vezes em 2 locais distintos para um público de 350 espetadores....